quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA = CONVERSAÇÃO

Emerson Menezes, jornalista

No bom e velho Aurélio - "o pai dos burros" - há uma definição para conferência que explica o significado da palavra da seguinte forma: é uma "conversação entre duas ou mais pessoas sobre negócios de interesse comum". Boa a definição para esta conferência virtual.

O Brasil vive um bom momento democrático, onde várias conferências estão sendo organizadas. Desta forma, o poder público e a sociedade civil estão se juntando para discutir questões referentes a determinados nichos da sociedade. A juventude, por exemplo, está participando ativamente deste momento cívico. A segunda conferência nacional de juventude tem mobilizado vários estados da Federação na convocação de seus respectivos municípios. Só no Estado do Rio de Janeiro, das 92 cidades integrantes, cerca de 40 já realizaram seus próprios debates. Isso sem contar com as conferências livres e territoriais. E ainda não acabou...

Em 2008, quando as primeiras conferências foram puxadas pelo governo Federal; o Rio de Janeiro contou com apenas quatro municípios com reuniões próprias. Portanto, já temos motivos palpáveis para comemorarmos o saudável exercício democrático.

Aproveitar o espaço virtual para dialogar assuntos relacionados com as juventudes é uma boa ideia e boas ideias geram bons resultados.

Não são poucos os temas aqui abordados, que, inclusive, seguem as linhas traçadas desde lá do governo Federal. Escolha seu tema. Escolha seu eixo. Debata. Discuta. Pergunte. Responda. CONVERSE!